Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/18630
Título: | Educação infantil e autonomia : uma perspectiva montessoriana para reconhecimento das infâncias |
Autor(es): | Batista, Luísa Lopes |
Orientador(es): | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal |
Assunto: | Autonomia - crianças Educação de crianças Montessori, Método de educação Práticas pedagógicas |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 13-Dez-2017 |
Referência: | BATISTA, Luísa Lopes. Educação infantil e autonomia: uma perspectiva montessoriana para reconhecimento das infâncias. 2017. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar como se dá o processo da autonomia de crianças pequenas. Para isso, foi realizado um breve resgate histórico acerca das concepções de criança e infância no decorrer da história da educação, num diálogo com os autores Ariés (1986), Andrade (2010), Kuhlmann Jr. (2000). Esse resgate é fundamental para compreender como essas concepções influenciam o trabalho pedagógico e a visão acerca da educação infantil. Foram relacionadas reflexões acerca da educação infantil e autonomia com alguns ensinamentos de Maria Montessori sobre essas temáticas. Além da discussão teórica, foi realizada pesquisa em uma escola de educação infantil de Brasília, inspirada na metodologia e nas teorias de Maria Montessori, afim de observar na prática algumas das propostas dessa educadora. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons