Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18630
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LuisaLopesBatista.pdf1,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação infantil e autonomia : uma perspectiva montessoriana para reconhecimento das infâncias
Autor(es): Batista, Luísa Lopes
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Autonomia - crianças
Educação de crianças
Montessori, Método de educação
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 13-Dez-2017
Referência: BATISTA, Luísa Lopes. Educação infantil e autonomia: uma perspectiva montessoriana para reconhecimento das infâncias. 2017. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar como se dá o processo da autonomia de crianças pequenas. Para isso, foi realizado um breve resgate histórico acerca das concepções de criança e infância no decorrer da história da educação, num diálogo com os autores Ariés (1986), Andrade (2010), Kuhlmann Jr. (2000). Esse resgate é fundamental para compreender como essas concepções influenciam o trabalho pedagógico e a visão acerca da educação infantil. Foram relacionadas reflexões acerca da educação infantil e autonomia com alguns ensinamentos de Maria Montessori sobre essas temáticas. Além da discussão teórica, foi realizada pesquisa em uma escola de educação infantil de Brasília, inspirada na metodologia e nas teorias de Maria Montessori, afim de observar na prática algumas das propostas dessa educadora.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons