Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18630
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LuisaLopesBatista.pdf1,65 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorBatista, Luísa Lopes-
dc.identifier.citationBATISTA, Luísa Lopes. Educação infantil e autonomia: uma perspectiva montessoriana para reconhecimento das infâncias. 2017. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo investigar como se dá o processo da autonomia de crianças pequenas. Para isso, foi realizado um breve resgate histórico acerca das concepções de criança e infância no decorrer da história da educação, num diálogo com os autores Ariés (1986), Andrade (2010), Kuhlmann Jr. (2000). Esse resgate é fundamental para compreender como essas concepções influenciam o trabalho pedagógico e a visão acerca da educação infantil. Foram relacionadas reflexões acerca da educação infantil e autonomia com alguns ensinamentos de Maria Montessori sobre essas temáticas. Além da discussão teórica, foi realizada pesquisa em uma escola de educação infantil de Brasília, inspirada na metodologia e nas teorias de Maria Montessori, afim de observar na prática algumas das propostas dessa educadora.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutonomia - criançaspt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordMontessori, Método de educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleEducação infantil e autonomia : uma perspectiva montessoriana para reconhecimento das infânciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-13T18:17:38Z-
dc.date.available2017-12-13T18:17:38Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18630-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons