Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18614
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AnaLuisadeLimaLopes.pdf895,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A orientação acadêmica na Universidade de Brasília : um estudo exploratório
Outros títulos: The academic orientation in the University of Brasilia : An exploratory study
Autor(es): Lopes, Ana Luísa de Lima
Orientador(es): Freitas, Maria da Conceição da Silva
Assunto: Orientação educacional no ensino superior
Universidade de Brasília (UnB)
Universidade de Brasília (UnB) - comunidade acadêmica
Emancipação
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 12-Dez-2017
Referência: LOPES, Ana Luísa de Lima. A orientação acadêmica na Universidade de Brasília: um estudo exploratório. 2017. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho é um estudo exploratório, com o objetivo de investigar os impactos da orientação acadêmica na vida dos estudantes da Universidade de Brasília. A fim de alcançar este objetivo, foram propostos, como objetivos específicos: verificar as concepções dos alunos de quatro cursos, que abrangem as três grandes áreas de estudo da universidade (ciências da saúde, exatas e humanas), sobre orientação acadêmica; verificar a maneira como ocorre o contato com a orientação acadêmica; saber, junto aos alunos entrevistados, o que eles conhecem sobre o Serviço de Orientação ao Universitário (SOU); saber, junto à pedagoga do SOU, como está ocorrendo a orientação acadêmica lá; e verificar se os alunos entrevistados possuem conhecimentos básicos sobre seus cursos, suas responsabilidades e seus direitos na UnB. A problemática sobre a sua importância e as consequências da sua falta vieram a partir de experiências citadas no memorial acadêmico. É abordada a questão de o porquê a orientação ser uma prática social importante, a maneira como os documentos da UnB e do curso de Pedagogia determinam as condições nas quais a orientação deve acontecer e as competências do pedagogo como orientador. Os principais autores citados no trabalho são Guichard (2002), Quixadá Viana (2007) e Veiga (2007). A metodologia usada no trabalho foi o estudo exploratório, e as informações para análise dos dados foram coletadas através de entrevistas semiestruturadas com alunos de quatro cursos diversos da Universidade de Brasília, assim como uma pedagoga que atua no Serviço de Orientação ao Universitário (SOU). Através deste estudo, foi possível verificar que os estudantes da UnB não conhecem e, por isso, não exercem seu direito à orientação acadêmica, assim como verificou-se a maneira como a orientação ocorre no SOU. Também possibilitou a reflexão sobre estas relações de orientação, assim como maneiras de divulgar estes serviços para os alunos da universidade.
Abstract: The present paper is an exploratory study, aiming at investigating the impacts the academic orientation has on the lives of the University of Brasilia’s students. In order to achieve this objective, the following specific objectives were proposed: to verify the conceptions of students from four courses, covering the three major areas of study of the university (health sciences, exact and human), about academic orientation; To verify the way in which the contact with the academic orientation occurs; To know, with the students interviewed, what they know about the University Guidance Service (SOU); Knowing, along with the SOU pedagogue, how the academic orientation is taking place there; And verify if the students interviewed have basic knowledge about their courses, their responsibilities and their rights in UnB. The problematic of the importance of academic orientation and the consequences of the lack of it, came to be because of experiences that are talked about in the academic memorial. After that, in the theoretical referential, is approached the reason why orientation is an important social practice, how the UnB and Pedagogy documents determine how academic orientation should happen and the competences of the pedagogue as a guide. The main authors quoted in the paper are Guichard (2002), Quixadá Viana (2007) and Veiga (2007). The methodology used in the paper is the exploratory study, and the information for the data analysis were collected through semi structured interviews with students from four graduation courses from the University of Brasilia and the Pedagogue from University's student Orientation Services (SOU). Through this study was possible to verify that the UnB students don't know and, because of that, don't exercise their right to academic orientation, and to verify how the academic orientation happens in the SOU. Also made possible to reflect about these orientation relations and ways to spread the world about these services to the university students.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons