Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/18558
Título: | A concepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da indisciplina escolar e sua influência nas suas práticas pedagógicas |
Autor(es): | Fontenele, Rayanne Reis |
Orientador(es): | Souza, Maria Emília Gonzaga de |
Assunto: | Estudantes - indisciplina Disciplina escolar Escolas - indisciplina Professores e alunos |
Data de apresentação: | 29-Dez-2016 |
Data de publicação: | 11-Dez-2017 |
Referência: | FONTENELE, Rayanne Reis. A concepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da indisciplina escolar e sua influência nas suas práticas pedagógicas. 2016. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo compreender o entendimento de professores dos anos iniciais do ensino fundamental a respeito da indisciplina escolar e a influência na sua prática pedagógica. Trabalho ancorado em autores como: Aquino (1996), Boarini (2013), Garcia (2009), entre outros. A pesquisa tem uma metodologia de caráter qualitativo. Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi um questionário com 10 perguntas, encaminhado a 8 docentes que atuam em turmas de 1º a 5º ano de uma escola pública da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal. Com a realização da pesquisa foi constatado que os docentes indagados possuem uma visão fragmentada sobre a indisciplina, vista como causada pela família. Além disso, verificou-se que a principal ação docente em situações de indisciplina se dirige aos pais/responsáveis dos alunos. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons