Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18557
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PaulaGoncalvesRamos.pdf670,59 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorRamos, Paula Gonçalves-
dc.identifier.citationRAMOS, Paula Gonçalves. Autismo: o reconhecimento da singulariade da criança com autismo no contexto escolar. 2016. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo refletir a importância do reconhecimento da singularidade da criança com autismo, por meio das práticas pedagógicas e, para tanto, procurei trabalhar com autores como Grandin e Panek (2013), Tafuri (2003), Jerusalinky (2012), Rodrigues (2012), entre outros. Esta pesquisa tem a intenção de sintetizar como as práticas pedagógicas podem auxiliar no desenvolvimento da criança com autismo, descrever a partir dessas práticas como a criança reage no ambiente escolar. A intenção também foi identificar quais dispositivos são utilizado pela educadora e se eles estão atrelados ao reconhecimento desta criança, e como é o ambiente de acolhimento da criança com autismo. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa e como procedimento utilizamos a observação participante e a construção do diário de campo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.titleAutismo : o reconhecimento da singulariade da criança com autismo no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-11T12:53:27Z-
dc.date.available2017-12-11T12:53:27Z-
dc.date.submitted2016-12-13-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18557-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to reflect the importance of recognizing the uniqueness of children with autism through pedagogical practices and, therefore, I have tried to work with authors such as Grandin and Panek (2013), Tafuri (2003), Jerusalinky (2012), Rodrigues (2012), among others. This research intends to synthesize how the pedagogical practices can aid in the development of the child with autism, to describe from these practices how the child reacts in the school environment. The intention was also to identify which devices are used by the educator and if they are linked to the recognition of this child, and how is the environment of the child with autism. The methodology chosen was the qualitative research and as a procedure we used the participant observation and the construction of the field diary.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons