Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/18536
Título: | Fracasso escolar : uma problemática em três concepções |
Autor(es): | Costa, Suzana de Almeida |
Orientador(es): | Souza, Maria Emília Gonzaga de |
Assunto: | Fracasso escolar Professores Estudantes |
Data de apresentação: | 27-Jun-2017 |
Data de publicação: | 8-Dez-2017 |
Referência: | COSTA, Suzana de Almeida. Fracasso escolar: uma problemática em três concepções. 2017. 64 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O presente estudo monográfico refere-se a uma pesquisa realizada no primeiro semestre de 2017, que tem como objetivo geral investigar a concepção sobre o fracasso escolar para estudantes, professores e coordenadores da Educação Básica do Distrito Federal. A opção foi pela abordagem da pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados a utilização de questionário, sendo um para estudantes de instituições públicas e privadas da educação básica, o segundo para professores da rede pública e o terceiro para coordenadores da rede pública, disponibilizados em uma plataforma virtual, chamada Google Docs. A composição foi de um total de dez questões, sendo duas questões abertas e sete fechadas para os estudantes, e sete abertas e quadro fechadas para professores e coordenadores. O referencial teórico baseou-se nas obras principais dos autores: Luckesi (1995), Patto (2010), Paro (2003), Villas Boas (2006). Os resultados obtidos foram relevantes, considerando o alto índice de reprovação e evasão escolar nas escolas brasileiras, é possível afirmar que o fracasso escolar é uma problemática enraizada na construção social das instituições de ensino. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons