Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Maria Emília Gonzaga de | - |
dc.contributor.author | Costa, Suzana de Almeida | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Suzana de Almeida. Fracasso escolar: uma problemática em três concepções. 2017. 64 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo monográfico refere-se a uma pesquisa realizada no primeiro semestre de 2017, que tem como objetivo geral investigar a concepção sobre o fracasso escolar para estudantes, professores e coordenadores da Educação Básica do Distrito Federal. A opção foi pela abordagem da pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados a utilização de questionário, sendo um para estudantes de instituições públicas e privadas da educação básica, o segundo para professores da rede pública e o terceiro para coordenadores da rede pública, disponibilizados em uma plataforma virtual, chamada Google Docs. A composição foi de um total de dez questões, sendo duas questões abertas e sete fechadas para os estudantes, e sete abertas e quadro fechadas para professores e coordenadores. O referencial teórico baseou-se nas obras principais dos autores: Luckesi (1995), Patto (2010), Paro (2003), Villas Boas (2006). Os resultados obtidos foram relevantes, considerando o alto índice de reprovação e evasão escolar nas escolas brasileiras, é possível afirmar que o fracasso escolar é uma problemática enraizada na construção social das instituições de ensino. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes | pt_BR |
dc.title | Fracasso escolar : uma problemática em três concepções | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-08T19:31:22Z | - |
dc.date.available | 2017-12-08T19:31:22Z | - |
dc.date.submitted | 2017-06-27 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/18536 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|