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Título: O reflexo do sexismo nos brinquedos infantis : como as crianças lidam com estes objetos estereotipados
Autor(es): Freitas, Ana Carolina Torres Amorim de
Orientador(es): Sá, Antônio Villar Marques de
Assunto: Brinquedos
Sexismo
Discriminação de sexo
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 6-Nov-2017
Referência: FREITAS, Ana Carolina Torres Amorim de. O reflexo do sexismo nos brinquedos infantis: como as crianças lidam com estes objetos estereotipados. 2016. 81 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso verificou as questões culturais e históricas que agiram para criar a imagem inferior da mulher, culminando em pensamentos sexistas na sociedade. As questões á cerca do que é gênero, seus estereótipos e a ideia de androcentrismo são expostas para relaciona-las com os brinquedos infantis, que criados a partir do reflexo de uma sociedade essencialmente patriarcal perpetua essas ideias. Referenciais teóricos sobre o que é o brinquedo e o que é o brincar também são trazidos para dar a base à pesquisa realizada na escola. A metodologia de pesquisa utilizada para verificar como as crianças lidam com brinquedos estereotipados foi do tipo descritiva, de cunho qualitativa e com observação participante. Momentos de brincadeiras livres foram dispostos pela observadora às crianças, com idades entre 6 e 7 anos, utilizando brinquedos levados pela própria observadora. A pesquisa teve como foco principal observar como as crianças lidam com os brinquedos estereotipados e concluiu que existem formas muito específicas de se tratar o brinquedo estereotipado por gênero dentro das brincadeiras infantis.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
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