Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/18176
Título: | A mediação do professor no processo de ensino e aprendizagem em contexto de educação infantil |
Autor(es): | Souza, Bárbara Costa de |
Orientador(es): | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto: | Educação de crianças Mediação pedagógica Professores e alunos |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 6-Nov-2017 |
Referência: | SOUZA, Bárbara Costa de. A mediação do professor no processo de ensino e aprendizagem em contexto de educação infantil. 2015. 57 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo analisar a relação mediada do professor no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Visa neste trabalho verificar as relações construídas em sala de aula entre professor e aluno, identificar as contribuições das mediações na educação infantil e apresentar resultados que evidenciem a importância da mediação do professor na educação infantil. Neste sentido, o presente trabalho está organizado em três unidades interligadas: Memorial, Monografia e Perspectivas Profissionais. Na primeira unidade é abordada a biografia da autora deste trabalho no âmbito acadêmico, com memórias importantes e significativas dos seus primeiros anos na escola até sua formação no curso de Pedagogia e, ao final, relatando a influência destes fatores na escolha do tema deste trabalho. Na segunda unidade é desenvolvida uma pesquisa sobre a mediação no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, explorando o modo como a relação aluno e professor se desenvolve e se constrói. Nela está presente um marco teórico no âmbito da educação infantil e da mediação segundo a teoria de Vigotski. Além disto, foi realizado um levantamento de dados com uma abordagem qualitativa da pesquisa e de cunho exploratório, utilizando-se o método de pesquisa-participante. Por último, a terceira unidade apresenta as perspectivas da autora acerca das possibilidades e anseios futuros no campo profissional da Pedagogia. Os dados mostraram a importância e a influência da mediação entre professor e aluno, a contribuição da criança como mediadora na relação com outra criança, a aprendizagem como processo ativo da criança, reflexão sobre a construção da mediação, o papel da zona de desenvolvimento proximal e da intencionalidade. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons