Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18176
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_BarbaraCostaSouza_tcc.pdf771,03 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorSouza, Bárbara Costa de-
dc.identifier.citationSOUZA, Bárbara Costa de. A mediação do professor no processo de ensino e aprendizagem em contexto de educação infantil. 2015. 57 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo analisar a relação mediada do professor no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Visa neste trabalho verificar as relações construídas em sala de aula entre professor e aluno, identificar as contribuições das mediações na educação infantil e apresentar resultados que evidenciem a importância da mediação do professor na educação infantil. Neste sentido, o presente trabalho está organizado em três unidades interligadas: Memorial, Monografia e Perspectivas Profissionais. Na primeira unidade é abordada a biografia da autora deste trabalho no âmbito acadêmico, com memórias importantes e significativas dos seus primeiros anos na escola até sua formação no curso de Pedagogia e, ao final, relatando a influência destes fatores na escolha do tema deste trabalho. Na segunda unidade é desenvolvida uma pesquisa sobre a mediação no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, explorando o modo como a relação aluno e professor se desenvolve e se constrói. Nela está presente um marco teórico no âmbito da educação infantil e da mediação segundo a teoria de Vigotski. Além disto, foi realizado um levantamento de dados com uma abordagem qualitativa da pesquisa e de cunho exploratório, utilizando-se o método de pesquisa-participante. Por último, a terceira unidade apresenta as perspectivas da autora acerca das possibilidades e anseios futuros no campo profissional da Pedagogia. Os dados mostraram a importância e a influência da mediação entre professor e aluno, a contribuição da criança como mediadora na relação com outra criança, a aprendizagem como processo ativo da criança, reflexão sobre a construção da mediação, o papel da zona de desenvolvimento proximal e da intencionalidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordMediação pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordProfessores e alunospt_BR
dc.titleA mediação do professor no processo de ensino e aprendizagem em contexto de educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-06T12:46:54Z-
dc.date.available2017-11-06T12:46:54Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18176-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons