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Título: A mediação do professor no processo de ensino e aprendizagem em contexto de educação infantil
Autor(es): Souza, Bárbara Costa de
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Educação de crianças
Mediação pedagógica
Professores e alunos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Nov-2017
Referência: SOUZA, Bárbara Costa de. A mediação do professor no processo de ensino e aprendizagem em contexto de educação infantil. 2015. 57 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A pesquisa teve como objetivo analisar a relação mediada do professor no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Visa neste trabalho verificar as relações construídas em sala de aula entre professor e aluno, identificar as contribuições das mediações na educação infantil e apresentar resultados que evidenciem a importância da mediação do professor na educação infantil. Neste sentido, o presente trabalho está organizado em três unidades interligadas: Memorial, Monografia e Perspectivas Profissionais. Na primeira unidade é abordada a biografia da autora deste trabalho no âmbito acadêmico, com memórias importantes e significativas dos seus primeiros anos na escola até sua formação no curso de Pedagogia e, ao final, relatando a influência destes fatores na escolha do tema deste trabalho. Na segunda unidade é desenvolvida uma pesquisa sobre a mediação no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, explorando o modo como a relação aluno e professor se desenvolve e se constrói. Nela está presente um marco teórico no âmbito da educação infantil e da mediação segundo a teoria de Vigotski. Além disto, foi realizado um levantamento de dados com uma abordagem qualitativa da pesquisa e de cunho exploratório, utilizando-se o método de pesquisa-participante. Por último, a terceira unidade apresenta as perspectivas da autora acerca das possibilidades e anseios futuros no campo profissional da Pedagogia. Os dados mostraram a importância e a influência da mediação entre professor e aluno, a contribuição da criança como mediadora na relação com outra criança, a aprendizagem como processo ativo da criança, reflexão sobre a construção da mediação, o papel da zona de desenvolvimento proximal e da intencionalidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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