Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/18175
Título: | Roda sem rodeio : a roda de conversa na educação infantil e sua repercussão no trabalho pedagógico |
Autor(es): | Jesus, Ágatha Leite de |
Orientador(es): | Souza, Maria Emília Gonzaga de |
Assunto: | Práticas pedagógicas Crianças - desenvolvimento Educação de crianças |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 6-Nov-2017 |
Referência: | JESUS, Ágatha Leite de. Roda sem rodeio: a roda de conversa na educação infantil e sua repercussão no trabalho pedagógico. 2016. 33 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O presente estudo pretendeu investigar a influência das falas das crianças no momento de roda de conversa no trabalho pedagógico do professor. Nessa perspectiva, buscou-se observar o cotidiano de uma turma de educação infantil de uma escola de jardim de infância, localizada na Asa Norte/Brasília-DF, e compreender como a roda de conversa ocorre e como a professora desenvolve seu trabalho. Além disso, realizou-se entrevista com a professora da respectiva classe para investigar seu entendimento por roda, infância, trabalho pedagógico e como ela desenvolvia seu trabalho com foco na roda de conversa. Por fim, foi feita uma comparação com o vivenciado e a fala da professora. A discussão teórica baseou-se, principalmente, no documento Currículo em Movimento da educação infantil, e as teorias de Vigotski e Paulo Freire. A pesquisa mostrou a importância da interação para o desenvolvimento das crianças e o trabalho pedagógico. Assim, o estudo mostrou a necessidade da utilização do contexto do aluno e das falas deles para o trabalho que o professor desenvolve dentro de sala e seus planejamentos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons