Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18175
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AgathaLeiteDeJesus_tcc.pdf667,82 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSouza, Maria Emília Gonzaga de-
dc.contributor.authorJesus, Ágatha Leite de-
dc.identifier.citationJESUS, Ágatha Leite de. Roda sem rodeio: a roda de conversa na educação infantil e sua repercussão no trabalho pedagógico. 2016. 33 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo pretendeu investigar a influência das falas das crianças no momento de roda de conversa no trabalho pedagógico do professor. Nessa perspectiva, buscou-se observar o cotidiano de uma turma de educação infantil de uma escola de jardim de infância, localizada na Asa Norte/Brasília-DF, e compreender como a roda de conversa ocorre e como a professora desenvolve seu trabalho. Além disso, realizou-se entrevista com a professora da respectiva classe para investigar seu entendimento por roda, infância, trabalho pedagógico e como ela desenvolvia seu trabalho com foco na roda de conversa. Por fim, foi feita uma comparação com o vivenciado e a fala da professora. A discussão teórica baseou-se, principalmente, no documento Currículo em Movimento da educação infantil, e as teorias de Vigotski e Paulo Freire. A pesquisa mostrou a importância da interação para o desenvolvimento das crianças e o trabalho pedagógico. Assim, o estudo mostrou a necessidade da utilização do contexto do aluno e das falas deles para o trabalho que o professor desenvolve dentro de sala e seus planejamentos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleRoda sem rodeio : a roda de conversa na educação infantil e sua repercussão no trabalho pedagógicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-06T12:32:33Z-
dc.date.available2017-11-06T12:32:33Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18175-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons