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Título: Concepções e práticas de avaliação das aprendizagens na educação infantil
Autor(es): Queiroz, Janayna Luiza Sales
Orientador(es): Mendes, Solange Alves de Oliveira
Assunto: Avaliação educacional
Prática de ensino
Educação de crianças
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 1-Nov-2017
Referência: QUEIROZ, Janayna Luiza Sales. Concepções e práticas de avaliação das aprendizagens na educação infantil. 2014. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente estudo buscou identificar e analisar as diversas concepções de avaliação, bem como o trato dado à avaliação das aprendizagens na educação infantil, observando como esta era realizada no contexto pesquisado. O campo acadêmico ainda carece de pesquisas mais aprofundadas a respeito do tema, por isso, salientamos a importância de se desenvolverem mais estudos na aréa avaliativa, principalmente na educaçaõ infantil e, como sabemos, não é possível desvincular a prática pedagógica do avaliar. Consequentemente, estes aspectos foram motivadores para a realização deste trabalho. Buscamos, com essa pesquisa, compreender e analisar o porquê de se avaliar crianças pequenas e como isso ocorre. Por conseguinte, chegamos à conclusão de que educação não se faz sem avaliar.Dessa forma, percebemos a avaliação das aprendizagens como meio pedagógico pelo qual os educadores e educandos se encontram em um processo dinâmico de construção de conhecimento. Nos respaldando em Chueiri (2008), Hoffamann (2001), Luckesi (2001) e tantos outros estudiosos da avaliação das aprendizagens que defendem uma avaliação voltada para o crescimento e o desenvolvimento das crianças e para a reorientação da prática pedagógica. Pois bem, está pesquisa foi realizada em uma escola pública localizada em uma cidade satélite de Brasília, na qual tivemos a possibilidade de extrair todos os dados colhidos para fins de análise acerca do tema proposto, utilizamos como instrumento metodológico a entrevista de grupo focal, que se caracteriza por se aprofundar mais na temática e por ser realizado ao mesmo tempo com um grupo de pessoas. Por conseguinte alguns dos resultados da pesquisa foi perceber que o objetivo da avaliação na educação infantil tem sido o desenvolvimento das crianças e secundáriamente a reorientação do exercício docente, a partir disso formulamos nossas considerações, percepções e o discurso deste estudo, que se baseia na concepção de uma avaliação voltada para o educando em seu processo de aprendizagem e aquisição de conhecimento.
Abstract: This study aimed to identify and analyze the different conceptions of assessment as well as the treatment given to the assessment of learning in early childhood education, noting how this was done in the context researched. The academic field still lacks in-depth research on the subject, therefore, emphasize the importance of developing more evaluative studies in the field, especially in early childhood education and as we know, it is not possible to separate the pedagogical practice of the review. Consequently, these aspects were motivators for this work. We seek, with this research, understand and analyze why assessing young children and how. Therefore, we conclude that education is not without review. Thus, we see the assessment of learning as a pedagogical means by which teachers and students are in a dynamic process of knowledge construction. In endorsing in Chueiri, Hoffamann, Luckesi and many other scholars of learning assessment advocating a focused assessment for the growth and development of children and for the reorientation of pedagogical practice. Well, is research was conducted in a public school located in a satellite city of Brasilia, where we were able to extract all the data collected for analysis on the proposed topic, use as a methodological tool the focus group interview, which is characterized by delving more thematic and to be held at the same time with a group of people. Therefore some of the survey results was the realization that the objective of the evaluation in early childhood education has been the development of children and secondarily the reorientation of teaching practice, from that formulated our considerations, perceptions and discourse of this study, which is based on design an evaluation focused on the learner in the process of learning and acquiring knowledge.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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