Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/18045
Título: | A educação profissional no Distrito Federal : oferta do modelo integrado e concomitante no IFB e SESI-SENAI |
Autor(es): | Cortez, Bruna Farias |
Orientador(es): | Castioni, Remi |
Assunto: | Educação para o trabalho Ensino profissional Ensino médio |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 27-Out-2017 |
Referência: | CASTIONI, Remi. A educação profissional no Distrito Federal: oferta do modelo integrado e concomitante no IFB e SESI-SENAI. 2016. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O Ensino Médio articulado à Educação Profissional é uma proposta orientada pelo Ministério da Educação que tem por objetivo centralizar e aprofundar o caráter humanista da prática do educar, bem como descontruir o parâmetro colonialista, caraterística dos cursos técnicos. Diante do exposto, a presente pesquisa buscou analisar a formação técnica articulada com a formação básica oferecida pelo Sistema S comparada à ofertada pelo Instituto Federal de Brasília. O principal objetivo da pesquisa é investigar se a Educação Profissional das instituições visa à formação integral do indivíduo a partir do trabalho ou se é meio para atender a demanda de mão de obra aos sistemas produtivos. Para a realização desta pesquisa, fez-se uso do método de pesquisa qualitativa e da técnica de análise dos documentos oficiais, tanto do Ministério da Educação quanto das instituições analisadas. Por meio da análise e da reflexão trazidas pela pesquisa, constatou-se que a formação ofertada pelo Sistema S atende as necessidades dos meios de produção, a fim de angariar a força de trabalho necessária para a manutenção do sistema, enquanto o Instituto Federal de Brasília não reduz a educação às necessidades do mercado de trabalho. Contudo, considera as exigências da produção econômica local, por compreender que é o campo de onde os sujeitos sociais retiram os meios de vida. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons