Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18029
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_EdineiaPereiraDeSouza_tcc.pdf424,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da participação da família na escola
Autor(es): Souza, Edineia Pereira de
Orientador(es): Lacé, Andréia Mello
Assunto: Família e escola
Aprendizagem
Educação - participação dos pais
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 26-Out-2017
Referência: SOUZA, Edineia Pereira de. A importância da participação da família na escola. 2014. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2014.
Resumo: A autora realizou um estudo de campo na instituição Airton Sena, na comunidade de assentamento de Marrecas no município de Malhada, BA. O objetivo foi analisar a importância da participação da família no contexto escolar. Para a realização deste trabalho, foi aplicado questionário para os pais de alunos. A pesquisa investigou a possível existência da participação escolar dos pais. A partir das respostas dos pais observou-se que, 50% dos pais, estão preocupados com o desenvolvimento dos filhos, os dados apresentados, nos dizem que a escola deve procurar convidar os pais de uma forma mais atrativa a participarem das reuniões, e mostrar que o espaço aberto a eles é para expor suas dúvidas e insatisfações referentes ao desempenho da escola e também como estão o comportamento dos seus filhos, corroborando com Oliveira (2001). Demonstrando a necessidade do laço entre a família e escola para que possa melhorar o processo de aprendizado das crianças, observou-se que na comunidade precisa dessa mediação, 50% dos pais ainda não se conscientizaram que sua participação com o aprendizado dos seus filhos vai muito além de participar das reuniões.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Pedagogia à Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons