Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/18029
Título: | A importância da participação da família na escola |
Autor(es): | Souza, Edineia Pereira de |
Orientador(es): | Lacé, Andréia Mello |
Assunto: | Família e escola Aprendizagem Educação - participação dos pais |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 26-Out-2017 |
Referência: | SOUZA, Edineia Pereira de. A importância da participação da família na escola. 2014. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2014. |
Resumo: | A autora realizou um estudo de campo na instituição Airton
Sena, na comunidade de assentamento de Marrecas no município de Malhada, BA.
O objetivo foi analisar a importância da participação da família no contexto escolar.
Para a realização deste trabalho, foi aplicado questionário para os pais de alunos. A
pesquisa investigou a possível existência da participação escolar dos pais.
A partir das respostas dos pais observou-se que, 50% dos pais, estão
preocupados com o desenvolvimento dos filhos, os dados apresentados, nos dizem
que a escola deve procurar convidar os pais de uma forma mais atrativa a
participarem das reuniões, e mostrar que o espaço aberto a eles é para expor suas
dúvidas e insatisfações referentes ao desempenho da escola e também como estão
o comportamento dos seus filhos, corroborando com Oliveira (2001).
Demonstrando a necessidade do laço entre a família e escola para que possa
melhorar o processo de aprendizado das crianças, observou-se que na comunidade
precisa dessa mediação, 50% dos pais ainda não se conscientizaram que
sua participação com o aprendizado dos seus filhos vai muito além de participar das
reuniões. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Pedagogia à Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons