Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17827
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarthaSantiago_tcc.pdf6,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Rede de bibliotecas escolares públicas de ensino médio no Plano Piloto : um estudo para a realidade
Autor(es): Santiago, Martha
Orientador(es): Feitosa, Ailton Luiz Gonçalves
Assunto: Redes de informação
Bibliotecas escolares
Bibliotecas públicas
Redes de bibliotecas
Data de apresentação: 13-Dez-2016
Data de publicação: 11-Ago-2017
Referência: SANTIAGO, Martha. Rede de bibliotecas escolares públicas de ensino médio no Plano Piloto: um estudo para a realidade. 2016. 98 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Expõe o diagnóstico obtido por estudo exploratório para criação de um protótipo de rede de bibliotecas escolares públicas voltadas para o Ensino Médio no Plano Piloto. A pesquisa objetiva verificar lacunas nas trocas de informações entre bibliotecas escolares públicas de Ensino Médio localizadas no Plano Piloto, relação usuário-biblioteca, relação usuário-acervo, tipos de acervos e seus usos, capacidade estrutural, administrativa e tecnológica para levantamento de diagnóstico referente a rede de integração entre bibliotecas escolares públicas. Na revisão de literatura conceitua a biblioteca escolar, o papel do bibliotecário e redes de informação. A metodologia utilizada possui nível exploratório, os métodos de levantamento de dados utilizados foram: pesquisa bibliográfica, entrevista dirigida realizada com auxílio de questionário e o método de análise de dados usado foi o qualitativo. É contextualizada a realidade das bibliotecas escolares públicas de Ensino Médio no Plano Piloto. Os resultados obtidos confirmam a necessidade de um profissional bibliotecário na administração das bibliotecas, a necessidade de informatização, a carência de inventário dos acervos, a falta de incentivo dos governos e a possibilidade de cooperação entre bibliotecas. A implantação da rede de bibliotecas escolares futuramente é possível e recomenda assim como seu posterior acompanhamento de projeto piloto.
Abstract: It exposes the diagnosis obtained by an exploratory study to create a prototype network of public school libraries focused on the Secondary School in the Pilot Plan. The research aims to verify gaps in the exchange of information between public secondary school libraries located in the Pilot Plan, user-library relation, user-collection relationship, types of collections and their uses, structural, administrative and technological capacity for diagnostic Integration network among public school libraries. In the literature review it conceptualizes the school library, the role of the librarian and information networks. The methodology used has an exploratory level, the methods of data collection used were: bibliographic research, directed interview conducted with the help of a questionnaire and the method of data analysis used was qualitative. The reality of public high school libraries in the Pilot Plan is contextualized. The results confirm the need for a professional librarian in the administration of libraries, the need for computerization, the lack of inventory of the collections, the lack of incentive of the governments and the possibility of cooperation between libraries. Deployment of the school library network is possible and recommended as well as its subsequent pilot project follow-up.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Graduação em Biblioteconomia, 2016.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons