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Título: Distinção social na mídia no acesso das classes populares à universidade pública : estudo de caso
Autor(es): Gonçalves, Cláudio Martins
Orientador(es): Sousa, Carlos Alberto Lopes de
Assunto: Sucesso escolar
Universidades e faculdades públicas
Estudantes universitários
Capital cultural
Estudantes universitários
Data de apresentação: 7-Jul-2017
Data de publicação: 26-Jul-2017
Referência: GONÇALVES, Cláudio Martins. Distinção social na mídia no acesso das classes populares à universidade pública: estudo de caso. 2017. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, [Universidade Aberta do Brasil], Alexânia-GO, 2017.
Resumo: Essa pesquisa foi motivada pela finalidade de melhor entender os processos da escolarização formal, sobretudo o ingresso de representantes de classes populares na Universidade de Brasília – UnB, a partir das contribuições da Sociologia da Educação. Para tanto, esse processo é apresentado por meio do confronto dos posicionamentos em relação à veiculação na mídia e de que forma é reproduzida a ideia de sucesso escolar. À luz das teorias de Pierre Bourdieu, a metodologia utilizada foi a de estudo de caso e a coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados apontam para a compreensão do papel da mídia ao divulgar o sucesso escolar com o intuito de obter audiência – isolando os acontecimentos de todo o contexto social existente. A mídia reproduz uma realidade fantasiosa em detrimento da verdade das desigualdades sociais praticadas pelas instituições educativas. Evidencia-se uma escola de vocação equivocada que aparenta um espaço democrático que não respeita a diversidade e a pluralidade e que é incapaz de neutralizar a condição de subordinação das classes populares à cultura dominante das elites.
Résumé: Cette recherche a été motivée par le but de mieux comprendre les processus de l'enseignement formel, surtout en concernant l’accès des individus des classes populaires à l'Université de Brasilia – UnB, à partir des contributions de la Sociologie de l'Enseignement. Pour ce faire, ce processus est présenté par la confrontation dês positionnements par rapport à la visualisation dans les médias et de comme l'idée de succès scolaire se reproduit. À la lumière des théories de Pierre Bourdieu, la méthodologie utilisée est l'étude de cas et le recueil de données par une interview semistructurée. Les résultats signalent la compréhension du rôle des médias em présentant la réussite scolaire pour gagner visualisation – et en isolant lês événements du context social présent. Les médias reproduisent une réalité imaginative au détriment de la vérité des inégalités sociales pratiquées par lês institutions éducatives. On met en évidence une école de vocation maladroite dont l’espace démocratique ne respecte pas la diversité, ni la pluralité et celle-là n’arrive pas à neutraliser la condition de subordination des classes populaires à la culture dominante des élites.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)— Universidade de Brasília, [Universidade Aberta do Brasil], Faculdade de Educação, 2017.
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