Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17292
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarileideAlvesDoNascimento_tcc.pdf1,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso do gênero textual charge nas aulas de geografia
Autor(es): Nascimento, Marileide Alves do
Orientador(es): Calisto, Cristiano de Souza
Assunto: Letramento
Geografia - estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 29-Jun-2017
Referência: NASCIMENTO, Marileide Alves do. O uso do gênero textual charge nas aulas de geografia. 2015. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa foi realizada no Centro Educacional 03 do Guará, contou com a participação de alunos de três turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e também, a participação de dez professores das várias áreas do conhecimento. A metodologia escolhida foi a pesquisa fenomenológica do tipo descritiva quali-quantitativa, a pesquisa bibliográfica e a realização de uma oficina pedagógica sobre o uso do gênero textual charge no ensino da Geografia objetivando melhorar a concepção que os alunos têm em relação ao ensino da disciplina e com isso, proporcionar e contribuir para uma aprendizagem significativa e a formação de alunos letrados e conscientes. Destarte, verificou-se que após a realização da coleta de dados e da oficina pedagógica que a “charge” foi bem aceita pelos discentes justamente por propiciar uma leitura dos acontecimentos atuais, porém, de forma criativa, interessante e participativa. Sabe-se que a charge é um texto que mexe com a imaginação do leitor, trabalha com o lúdico. O leitor é levado a realizar uma leitura mais detalhada da imagem e com isso é levado a pensar e a refletir sobre o que está sendo mostrado na imagem. Os textos chárgicos, propõem uma leitura mais profunda e com isso, possibilita a discussão, colaborando assim, para a prática do letramento e a formação de alunos letrados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons