Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Calisto, Cristiano de Souza | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Marileide Alves do | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Marileide Alves do. O uso do gênero textual charge nas aulas de geografia. 2015. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa foi realizada no Centro Educacional 03 do Guará, contou com a participação de alunos de três turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e também, a participação de dez professores das várias áreas do conhecimento. A metodologia escolhida foi a pesquisa fenomenológica do tipo descritiva quali-quantitativa, a pesquisa bibliográfica e a realização de uma oficina pedagógica sobre o uso do gênero textual charge no ensino da Geografia objetivando melhorar a concepção que os alunos têm em relação ao ensino da disciplina e com isso, proporcionar e contribuir para uma aprendizagem significativa e a formação de alunos letrados e conscientes. Destarte, verificou-se que após a realização da coleta de dados e da oficina pedagógica que a “charge” foi bem aceita pelos discentes justamente por propiciar uma leitura dos acontecimentos atuais, porém, de forma criativa, interessante e participativa. Sabe-se que a charge é um texto que mexe com a imaginação do leitor, trabalha com o lúdico. O leitor é levado a realizar uma leitura mais detalhada da imagem e com isso é levado a pensar e a refletir sobre o que está sendo mostrado na imagem. Os textos chárgicos, propõem uma leitura mais profunda e com isso, possibilita a discussão, colaborando assim, para a prática do letramento e a formação de alunos letrados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
dc.title | O uso do gênero textual charge nas aulas de geografia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-06-29T13:27:47Z | - |
dc.date.available | 2017-06-29T13:27:47Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17292 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|