Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17292
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarileideAlvesDoNascimento_tcc.pdf1,81 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCalisto, Cristiano de Souza-
dc.contributor.authorNascimento, Marileide Alves do-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Marileide Alves do. O uso do gênero textual charge nas aulas de geografia. 2015. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa foi realizada no Centro Educacional 03 do Guará, contou com a participação de alunos de três turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e também, a participação de dez professores das várias áreas do conhecimento. A metodologia escolhida foi a pesquisa fenomenológica do tipo descritiva quali-quantitativa, a pesquisa bibliográfica e a realização de uma oficina pedagógica sobre o uso do gênero textual charge no ensino da Geografia objetivando melhorar a concepção que os alunos têm em relação ao ensino da disciplina e com isso, proporcionar e contribuir para uma aprendizagem significativa e a formação de alunos letrados e conscientes. Destarte, verificou-se que após a realização da coleta de dados e da oficina pedagógica que a “charge” foi bem aceita pelos discentes justamente por propiciar uma leitura dos acontecimentos atuais, porém, de forma criativa, interessante e participativa. Sabe-se que a charge é um texto que mexe com a imaginação do leitor, trabalha com o lúdico. O leitor é levado a realizar uma leitura mais detalhada da imagem e com isso é levado a pensar e a refletir sobre o que está sendo mostrado na imagem. Os textos chárgicos, propõem uma leitura mais profunda e com isso, possibilita a discussão, colaborando assim, para a prática do letramento e a formação de alunos letrados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.titleO uso do gênero textual charge nas aulas de geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-29T13:27:47Z-
dc.date.available2017-06-29T13:27:47Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17292-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons