Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1712
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SabrinaMagnaGondimdaCosta.pdf555,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O professor e o êxito do aluno atípico na escola regular
Autor(es): Costa, Sabrina Magna Gondim da
Orientador(es): Nascimento, Carla Francini Hidalgo Terci Ferreira
Assunto: Educação inclusiva
Estudantes deficientes
Crianças deficientes - educação
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 13-Jun-2011
Referência: COSTA, Sabrina Magna Gondim da. O professor e o êxito do aluno atípico na escola regular. 2011. 48 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal conhecer a concepção de educação inclusiva que os professores de uma determinada escola regular localizada no Distrito Federal tem bem como relacionar essa concepção as práticas docentes com estudantes atípicos. Procura também pesquisar que relação esta concepção e prática têm com o êxito do aluno atípico na escola regular. Para tal faz uma pesquisa sobre a implantação da inclusão no Brasil e no Distrito Federal com o intuito de conhecer a razão pela qual apesar desse processo ter se iniciado em 1990 alguns professores dizem que ainda não se sentem preparados para receber em sua classe regular crianças com desenvolvimento atípico. Pesquisamos também como o processo de medicalização do ensino é capaz de atrapalhar o desenvolvimento do aluno atípico pelo fato da falta ou ausência da aprendizagem ser depositada no diagnóstico. E por último, mas não menos importante verificamos ações de conscientização do trabalho pedagógico que possam encaminhar e melhorar a prática pedagógica. O estudo faz uma revisão bibliográfica da inclusão, que vem desde a integração, com seus benefícios e dificuldades. A metodologia utilizada nesta pesquisa é qualitativa e a coleta de dados utilizada se deu através de entrevista semi-estruturada com análise dos resultados. Por fim este estudo serve de apoio àqueles professores capazes de ver o aluno com desenvolvimento atípico não como sua deficiência o representa, mas como um ser humano capaz de aprender e se desenvolver juntamente com seus colegas no ambiente regular de ensino.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons