Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16929
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AlbertoLeiteCamara_tcc.pdf620,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os Tribunais de Contas como usuários da informação contábil no setor público brasileiro
Autor(es): Câmara, Alberto Leite
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Tribunais de contas
Auditoria
Informação contábil
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 17-Mai-2017
Referência: CÂMARA, Alberto Leite. Os Tribunais de Contas como usuários da informação contábil no setor público brasileiro. 2016. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar os Tribunais de Contas como usuários da informação contábil no âmbito do Setor Público brasileiro, considerando que o papel dos Tribunais de Contas, além dos processos de contas, se realiza também mediante auditorias e inspeções, que podem ter a contabilidade como base de informação. Para tratar a questão da pesquisa, além da revisão bibliográfica e documental, foi aplicado questionário estruturado fechado no mês de maio de 2016 aos dirigentes das unidades de gestão macrogovernamental dos 34 Tribunais de Contas brasileiros. Os resultados mostram que a maioria dos dirigentes de unidades de gestão de contas de governo dos Tribunais de Contas brasileiros entende que as informações contábeis são aquelas provenientes das Demonstrações Contábeis e de Notas Explicativas, são relevantes se influenciarem na tomada de decisão dos usuários e também são úteis às auditorias não-contábeis. Além disso, constatou-se na visão dos respondentes que o Balanço Patrimonial contribui mais para as auditorias contábeis, enquanto o Balanço Orçamentário, contribui mais nos processos de contas. Na mesma linha, verificou-se que a característica da Confiabilidade é mais importante na auditoria contábil, e a Fidedignidade, nos processos de contas. Por fim, percebeu-se que há uma tendência de aderência às Normas Internacionais, em relação aos objetivos da informação contábil no Setor Público.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons