Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16884
Título: | Políticas públicas educacionais para as relações étnico-raciais |
Autor(es): | Barreto, Mariana Alves |
Orientador(es): | Groth, Terrie Ralph |
Assunto: | Professores - formação continuada Relações étnico-raciais Estudantes Políticas públicas Racismo Questão racial |
Data de apresentação: | Dez-2016 |
Data de publicação: | 15-Mai-2017 |
Referência: | BARRETO, Mariana Alves. Políticas Públicas Educacionais para as Relações Étnico-Raciais. 2016. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um estudo a respeito da política de formação continuada para os profissionais da educação no DF ligada à temática das relações étnico-raciais, história africana e afro-brasileira. O espaço de investigação se deu na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do DF (EAPE-DF), a partir de um Estudo de Caso. O objetivo é averiguar se o curso de formação investigado está em consonância com as “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das
Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. Antes dessa análise será apresentado um breve estudo a respeito da interdição dos negros ao espaço escolar em diversos períodos da história do Brasil; bem como a influencia do movimento eugênico na estrutura escolar brasileira, e como isso impactou e impacta até hoje o processo de aprendizagem do aluno negro. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2016. |
Aparece na Coleção: | Ciência Política - Graduação
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons