Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16884
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarianaAlvesBarreto_tcc.pdf539,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas públicas educacionais para as relações étnico-raciais
Autor(es): Barreto, Mariana Alves
Orientador(es): Groth, Terrie Ralph
Assunto: Professores - formação continuada
Relações étnico-raciais
Estudantes
Políticas públicas
Racismo
Questão racial
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 15-Mai-2017
Referência: BARRETO, Mariana Alves. Políticas Públicas Educacionais para as Relações Étnico-Raciais. 2016. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo a respeito da política de formação continuada para os profissionais da educação no DF ligada à temática das relações étnico-raciais, história africana e afro-brasileira. O espaço de investigação se deu na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do DF (EAPE-DF), a partir de um Estudo de Caso. O objetivo é averiguar se o curso de formação investigado está em consonância com as “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. Antes dessa análise será apresentado um breve estudo a respeito da interdição dos negros ao espaço escolar em diversos períodos da história do Brasil; bem como a influencia do movimento eugênico na estrutura escolar brasileira, e como isso impactou e impacta até hoje o processo de aprendizagem do aluno negro.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2016.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons