Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16864
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SamaraCarolinaCortes_tcc.pdf460,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do coordenador pedagógico na formação continuada de professores e professoras no espaço e tempo da coordenação pedagógica
Autor(es): Sousa, Samara Carolina Pereira
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Coorientador(es): Linhares, Vânia Leila de Castro Nogueira
Assunto: Professores - formação continuada
Coordenadores pedagógicos
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 15-Mai-2017
Referência: SOUSA, Samara Carolina Pereira. O papel do coordenador pedagógico na formação continuada de professores e professoras no espaço e tempo da coordenação pedagógica. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral analisar o papel do coordenador pedagógico na formação de professores no espaço e tempo da coordenação pedagógica. E como objetivos específicos, enfatizar as funções e descrever a sua participação na formação continuada dos professores na escola. A inquietação em desenvolver essa temática surge a partir da experiência como professora da instituição pesquisada e observadora das dificuldades no trabalho dos coordenadores pedagógicos em atuar na formação continuada dos professores na escola. Para a realização da pesquisa optou-se pelo o estudo de caso do tipo etnográfico e o apoio de uma base teórica consistente da pesquisa bibliográfica constituída pela análise de textos publicados, tanto na literatura especializada, como em periódicos impressos e/ou disponibilizados na Internet. Estudiosos como ANDRÉ (1995), ANGROSINO (2009), FERNANDES (2007), FREIRE (1996), GATTI e et al (2010), IBIAPINA, JR, BRITO (2007) e outros deram suporte ao estudo. Conclui-se que o papel do coordenador pedagógico na formação continuada de professores e professoras no espaço e tempo da coordenação pedagógica é de fundamental importância para a organização da escola, sendo também uma das suas funções. No entanto há dificuldades para os coordenadores atuarem na formação continuada dos professores tendo em vista a demanda da escola, a concepção de coordenador pedagógico que a escola adota, a resistência dos professores em seguir orientações ou sugestões dadas pelos coordenadores e a ausência de um plano de ação das atividades, elaborado pelos coordenadores, mencionado no PPP da escola e no Regimento das escolas públicas do DF.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons