Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16864
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SamaraCarolinaCortes_tcc.pdf460,19 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernandes, Rosana César de Arruda-
dc.contributor.authorSousa, Samara Carolina Pereira-
dc.identifier.citationSOUSA, Samara Carolina Pereira. O papel do coordenador pedagógico na formação continuada de professores e professoras no espaço e tempo da coordenação pedagógica. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo geral analisar o papel do coordenador pedagógico na formação de professores no espaço e tempo da coordenação pedagógica. E como objetivos específicos, enfatizar as funções e descrever a sua participação na formação continuada dos professores na escola. A inquietação em desenvolver essa temática surge a partir da experiência como professora da instituição pesquisada e observadora das dificuldades no trabalho dos coordenadores pedagógicos em atuar na formação continuada dos professores na escola. Para a realização da pesquisa optou-se pelo o estudo de caso do tipo etnográfico e o apoio de uma base teórica consistente da pesquisa bibliográfica constituída pela análise de textos publicados, tanto na literatura especializada, como em periódicos impressos e/ou disponibilizados na Internet. Estudiosos como ANDRÉ (1995), ANGROSINO (2009), FERNANDES (2007), FREIRE (1996), GATTI e et al (2010), IBIAPINA, JR, BRITO (2007) e outros deram suporte ao estudo. Conclui-se que o papel do coordenador pedagógico na formação continuada de professores e professoras no espaço e tempo da coordenação pedagógica é de fundamental importância para a organização da escola, sendo também uma das suas funções. No entanto há dificuldades para os coordenadores atuarem na formação continuada dos professores tendo em vista a demanda da escola, a concepção de coordenador pedagógico que a escola adota, a resistência dos professores em seguir orientações ou sugestões dadas pelos coordenadores e a ausência de um plano de ação das atividades, elaborado pelos coordenadores, mencionado no PPP da escola e no Regimento das escolas públicas do DF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadapt_BR
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicospt_BR
dc.titleO papel do coordenador pedagógico na formação continuada de professores e professoras no espaço e tempo da coordenação pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-15T13:19:11Z-
dc.date.available2017-05-15T13:19:11Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16864-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoLinhares, Vânia Leila de Castro Nogueira-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons