Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16832
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RaimundaMarlirBarros_tcc.pdf633,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A participação dos pais no processo de avaliação institucional
Autor(es): Barros, Raimunda Marlir de Almeida
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Pereira, Maria Susley
Assunto: Avaliação institucional - escola
Educação - participação dos pais
Gestão escolar democrática
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 10-Mai-2017
Referência: BARROS, Raimunda Marlir de Almeida. A participação dos pais no processo de avaliação institucional. 2015. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A Avaliação Institucional é uma prática relevante para o âmbito escolar, pois por meio dela a instituição pode rever e aperfeiçoar as práticas realizadas. Para que seja mais eficaz, a autoavaliação deve acontecer com a participação dos pais e de outros envolvidos no processo escolar. Desse modo, este estudo, realizado na Escola Cervo (nome fictício), utilizou a pesquisa de campo, em uma abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar como tem ocorrido a participação dos pais no processo de avaliação institucional da referida escola. Foi utilizada a análise documental e a aplicação de questionários a pais, alunos, professores e membros do Conselho Escolar, com o fito de esclarecer como acontece esse processo avaliativo na escola. Para a realização desta pesquisa, foram citados como referência os autores Sordi e Souza; Freitas et. al; Veiga; Moraes; além de documentos da SEEDF, valiosos no direcionamento do estudo, como, as Diretrizes de Avaliação Educacional: aprendizagem, institucional e em larga escala; o Regimento Escolar da SEEDF; e a Lei de Gestão Democrática, por propiciarem uma reflexão a respeito da temática e contribuírem na elucidação dos dados investigados. Assim, o estudo possibilitou detectar o conhecimento limitado e a ausência dos pais na realização da avaliação institucional, bem como demonstrou que uma gestão participativa ocorre quando estes estão inseridos no desenvolvimento das atividades da escola.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons