Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16800
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JoselitaBatistaRocha_tcc.pdf496,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A coordenação pedagógica como espaço potencial de ressignificação do sofrimento docente
Autor(es): Rocha, Joselita Batista Leonardo
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Coorientador(es): Evangelista, Mauro Gleisson de Castro
Assunto: Coordenação pedagógica
Professores - saúde
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 8-Mai-2017
Referência: ROCHA, Joselita Batista Leonardo. A coordenação pedagógica como espaço potencial de ressignificação do sofrimento docente. 2015. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O propósito desta pesquisa foi investigar o espaço da coordenação pedagógica como um local de ressignificação do sofrimento docente numa escola da rede pública do Distrito Federal. Os sujeitos da investigação foram quatro professores, sendo dois regentes do turno matutino e dois do turno vespertino e todos atuando em áreas de conhecimento específico dos anos finais do Ensino Fundamental. Esta produção científica apoiou-se no arcabouço teórico de Freitas e Mendes por estas terem estudos sobre a psicodinâmica do trabalho. e os sujeitos que a compõe. De caráter qualitativo, esta pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas e a observação no processo de coleta de dados. Com isto, pode-se verificar a possibilidade de ressignificação do sofrimento docente na coordenação pedagógica, desde que considere a subjetividade dos profissionais docente, e cumpra as orientações pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF). Este documento possibilita as condições necessárias para que seja promovida a escuta pedagógica e através das discussões entre os pares consigam construir uma mobilização subjetiva coletiva ou individual para evitar o adoecimento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons