Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16800
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JoselitaBatistaRocha_tcc.pdf496,96 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de-
dc.contributor.authorRocha, Joselita Batista Leonardo-
dc.identifier.citationROCHA, Joselita Batista Leonardo. A coordenação pedagógica como espaço potencial de ressignificação do sofrimento docente. 2015. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO propósito desta pesquisa foi investigar o espaço da coordenação pedagógica como um local de ressignificação do sofrimento docente numa escola da rede pública do Distrito Federal. Os sujeitos da investigação foram quatro professores, sendo dois regentes do turno matutino e dois do turno vespertino e todos atuando em áreas de conhecimento específico dos anos finais do Ensino Fundamental. Esta produção científica apoiou-se no arcabouço teórico de Freitas e Mendes por estas terem estudos sobre a psicodinâmica do trabalho. e os sujeitos que a compõe. De caráter qualitativo, esta pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas e a observação no processo de coleta de dados. Com isto, pode-se verificar a possibilidade de ressignificação do sofrimento docente na coordenação pedagógica, desde que considere a subjetividade dos profissionais docente, e cumpra as orientações pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF). Este documento possibilita as condições necessárias para que seja promovida a escuta pedagógica e através das discussões entre os pares consigam construir uma mobilização subjetiva coletiva ou individual para evitar o adoecimento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordProfessores - saúdept_BR
dc.titleA coordenação pedagógica como espaço potencial de ressignificação do sofrimento docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-08T15:22:27Z-
dc.date.available2017-05-08T15:22:27Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16800-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoEvangelista, Mauro Gleisson de Castro-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons