Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16693
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaLiseMarquesPetroceli_tcc.pdf428,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O real, o simbólico e o imaginário no fazer pedagógico do coordenador da EJA
Autor(es): Petroceli, Ana Lise Marques
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Coorientador(es): Trindade, Janaína Mota
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 25-Abr-2017
Referência: PETROCELI, Ana Lise Marques. O real, o simbólico e o imaginário no fazer pedagógico do coordenador da EJA. 2015. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esse trabalho vem falar sobre o papel do coordenador pedagógico nas demandas específicas da EJA – Educação de Jovens e Adultos - e na sua complexidade, assim como suas relações interpessoais e implicações. O tema está relacionado ao estudo sobre o fazer do coordenador pedagógico já que no momento essa função tem recebido atenção para estar legitimada, oficializada dentro do universo pedagógico, sendo de interesse pessoal o assunto. O objetivo geral é entender o conjunto de relações entre direção, coordenação, coordenador e professores e se constrói na escola mediante o grau de articulação entre esses setores, responsáveis pela educação que desenvolvimento do aluno na EJA, por meio da atuação do coordenador pedagógico. Para entender essa articulação, a psicanálise contribui como referência de entendimento de que essas relações são complexas, mas possíveis e que, diante desse emaranhado, há uma constante reconstrução dos laços entre o real, o simbólico e o imaginário a cada semestre. Por isso, a analogia com o nó borromeano, de Lacan. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida, com questionários enviados a dois professores, o supervisor e o diretor da EJA, na escola pesquisada.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons