Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de | - |
dc.contributor.author | Petroceli, Ana Lise Marques | - |
dc.identifier.citation | PETROCELI, Ana Lise Marques. O real, o simbólico e o imaginário no fazer pedagógico do coordenador da EJA. 2015. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho vem falar sobre o papel do coordenador pedagógico nas demandas específicas da EJA – Educação de Jovens e Adultos - e na sua complexidade, assim como suas relações interpessoais e implicações. O tema está relacionado ao estudo sobre o fazer do coordenador pedagógico já que no momento essa função tem recebido atenção para estar legitimada, oficializada dentro do universo pedagógico, sendo de interesse pessoal o assunto. O objetivo geral é entender o conjunto de relações entre direção, coordenação, coordenador e professores e se constrói na escola mediante o grau de articulação entre esses setores, responsáveis pela educação que desenvolvimento do aluno na EJA, por meio da atuação do coordenador pedagógico. Para entender essa articulação, a psicanálise contribui como referência de entendimento de que essas relações são complexas, mas possíveis e que, diante desse emaranhado, há uma constante reconstrução dos laços entre o real, o simbólico e o imaginário a cada semestre. Por isso, a analogia com o nó borromeano, de Lacan. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida, com questionários enviados a dois professores, o supervisor e o diretor da EJA, na escola pesquisada. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coordenadores pedagógicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.title | O real, o simbólico e o imaginário no fazer pedagógico do coordenador da EJA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-25T15:47:29Z | - |
dc.date.available | 2017-04-25T15:47:29Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16693 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Trindade, Janaína Mota | - |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|