Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16693
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaLiseMarquesPetroceli_tcc.pdf428,06 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de-
dc.contributor.authorPetroceli, Ana Lise Marques-
dc.identifier.citationPETROCELI, Ana Lise Marques. O real, o simbólico e o imaginário no fazer pedagógico do coordenador da EJA. 2015. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho vem falar sobre o papel do coordenador pedagógico nas demandas específicas da EJA – Educação de Jovens e Adultos - e na sua complexidade, assim como suas relações interpessoais e implicações. O tema está relacionado ao estudo sobre o fazer do coordenador pedagógico já que no momento essa função tem recebido atenção para estar legitimada, oficializada dentro do universo pedagógico, sendo de interesse pessoal o assunto. O objetivo geral é entender o conjunto de relações entre direção, coordenação, coordenador e professores e se constrói na escola mediante o grau de articulação entre esses setores, responsáveis pela educação que desenvolvimento do aluno na EJA, por meio da atuação do coordenador pedagógico. Para entender essa articulação, a psicanálise contribui como referência de entendimento de que essas relações são complexas, mas possíveis e que, diante desse emaranhado, há uma constante reconstrução dos laços entre o real, o simbólico e o imaginário a cada semestre. Por isso, a analogia com o nó borromeano, de Lacan. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida, com questionários enviados a dois professores, o supervisor e o diretor da EJA, na escola pesquisada.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicospt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.titleO real, o simbólico e o imaginário no fazer pedagógico do coordenador da EJApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-04-25T15:47:29Z-
dc.date.available2017-04-25T15:47:29Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16693-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoTrindade, Janaína Mota-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons