Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16641
Título: | Teoria dos Contratos Incompletos e parcerias público-privadas : uma aplicação para concessões aeroportuárias no Brasil |
Autor(es): | Evina, Renaud Bruno Etoua |
Orientador(es): | Silveira, Paulo Burnier da |
Assunto: | Concessões administrativas Parceria público-privada Contratos administrativos |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 17-Abr-2017 |
Referência: | EVINA, Renaud Bruno Etoua. Teoria dos Contratos Incompletos e parcerias público-privadas: uma aplicação para concessões aeroportuárias no Brasil. 2016. 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | As contribuições da Teoria dos Contratos Incompletos para compreensão das causas de desequilíbrios econômicos em relações contratuais de longo termo são o objeto desta monografia. Inicia-se com a análise das principais características dos contratos de concessão de serviços públicos, com foco em um tipo de contratação a disposição do poder público: as parcerias público-privadas. Na sequência, discutem-se as causas e consequências da incompletude de contratos. Por fim, motivado pelo processo de concessão de aeroportos em curso no país, aplica-se uma metodologia de alocação de risco a três contratos de concessão de grandes aeroportos brasileiros. Os resultados mostram diferenças significativas entre a distribuição de riscos adotada nos contratos analisados e aquela recomendada pelos critérios propostos nesta pesquisa. |
Abstract: | This study aims to reflect on the contributions of the Theory of Incomplete Contracts to understand the causes of economic imbalances in long-term contractual relations. It begins with the analysis of the main characteristics of concession contracts, focusing on a specific type of contract: public-private partnerships. Afterwards, it focuses on the causes and consequences of contracts incompleteness. Finally, motivated by the process of airports concessions in progress in Brazil, a risk allocation methodology is applied to three concession contracts of large Brazilian airports. The results show significant differences between the risk distribution used in the analysed contracts and the one recommended by the criteria proposed in this research. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2016. |
Aparece na Coleção: | Direito
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons