Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15813
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SirleneLimaSoaresNobre_tcc.pdf755,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios e possibilidades na avaliação da aprendizagem escolar de uma aluna com deficiência auditiva em uma escola do município de Carinhanha : um estudo de caso
Autor(es): Nobre, Sirlene Lima Soares
Orientador(es): Faria, Fernanda Cupolillo Miana de
Assunto: Aprendizagem
Aprendizagem - avaliação
Inclusão escolar
Inclusão social
Surdos
Surdos - educação
Pessoas com deficiência
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 20-Jan-2017
Referência: NOBRE, Sirlene Lima Soares. Desafios e possibilidades na avaliação da aprendizagem escolar de uma aluna com deficiência auditiva em uma escola do município de Carinhanha: um estudo de caso. 2015. 50 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a prática da avaliação da aprendizagem escolar de uma aluna com deficiência auditiva. Adotou-se como metodologia uma abordagem qualitativa, buscando na literatura pertinentes estudos e documentos que ajudassem a compreender o tema pesquisado. Foram aplicadas duas entrevista semiestruturadas e realizadas observações em sala de aula, com o intuito de observar os mecanismos de comunicação utilizados no processo avaliativo da aluna. Investigou-se a prática concreta da avaliação educacional, verificando junto ao professor e à equipe escolar quais as estratégias e critérios que caracterizam o processo de avaliação utilizado para subsidiar o trabalho pedagógico e as decisões sobre o destino escolar do aluno com deficiência auditiva. Foi possível constatar que a aluna com deficiência auditiva recebe o mesmo modelo de avaliação que os colegas e não tem nenhum apoio específico para auxiliar no seu processo comunicativo, sendo avaliada com os mesmos critérios que os demais. Isso deixa evidente a falta de preparo da escola para a inclusão.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons