Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Faria, Fernanda Cupolillo Miana de | - |
dc.contributor.author | Nobre, Sirlene Lima Soares | - |
dc.identifier.citation | NOBRE, Sirlene Lima Soares. Desafios e possibilidades na avaliação da aprendizagem escolar de uma aluna com deficiência auditiva em uma escola do município de Carinhanha: um estudo de caso. 2015. 50 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo discutir a prática da avaliação da aprendizagem escolar de uma aluna com deficiência auditiva. Adotou-se como metodologia uma abordagem qualitativa, buscando na literatura pertinentes estudos e documentos que ajudassem a compreender o tema pesquisado. Foram aplicadas duas entrevista semiestruturadas e realizadas observações em sala de aula, com o intuito de observar os mecanismos de comunicação utilizados no processo avaliativo da aluna. Investigou-se a prática concreta da avaliação educacional, verificando junto ao professor e à equipe escolar quais as estratégias e critérios que caracterizam o processo de avaliação utilizado para subsidiar o trabalho pedagógico e as decisões sobre o destino escolar do aluno com deficiência auditiva. Foi possível constatar que a aluna com deficiência auditiva recebe o mesmo modelo de avaliação que os colegas e não tem nenhum apoio específico para auxiliar no seu processo comunicativo, sendo avaliada com os mesmos critérios que os demais. Isso deixa evidente a falta de preparo da escola para a inclusão. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.title | Desafios e possibilidades na avaliação da aprendizagem escolar de uma aluna com deficiência auditiva em uma escola do município de Carinhanha : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-20T16:49:31Z | - |
dc.date.available | 2017-01-20T16:49:31Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15813 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|