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Título: Percepção dos professores sobre o atendimento na sala de recurso multifuncional
Autor(es): Valadares, Solange Pereira dos Santos
Orientador(es): Cader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel
Assunto: Professores
Inclusão social
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Educação especial
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 20-Jan-2017
Referência: VALADARES, Solange Pereira dos Santos. Percepção dos professores sobre o atendimento na sala de recurso multifuncional. 2015. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2015.
Resumo: A inclusão e o atendimento educacional especializado desencadeia um repensar da formação profissional para atuar neste campo do conhecimento. A diversidade do atendimento demanda do professor um conhecimento amplo e ao mesmo tempo especifico na oferta do serviço, fato que demanda um apoio e orientação constante. Diante deste contexto, este trabalho teve por objetivo conhecer o atendimento desenvolvido com alunos com necessidades educacionais específicas no contexto de uma Sala de Recurso Multifuncional, bem como conhecer o perfil dos professores e alunos e identificar os recursos disponíveis para o atendimento. Para tanto, desenvolvemos este estudo em uma escola da rede de pública de ensino do município de Arinos-MG. Participaram deste estudo duas professoras atuantes na Sala de Recurso Multifuncional da referida escola. Trata-se de um estudo qualitativo que adotou como técnica de pesquisa a entrevista com roteiro semi-estruturado. Os resultados obtidos mostraram as múltiplas as dificuldades enfrentadas pelos professores que atuam nas Salas de Recursos, os principais tipos de demandas atendidas nessas salas, além de enfatizar a importância do professor ter conhecimentos e formação específica para atuar nessa função. Diante destes dados é possível concluir que é importante que o professor tenha formação especifica para identificar situações problemas na aprendizagem dos alunos a fim de que as práticas metodológicas sejam transformadoras para que haja o acesso ao conhecimento, além disso, é necessário investimentos tanto na infraestrutura e recursos materiais que auxiliam no atendimento desses alunos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



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