Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel | - |
dc.contributor.author | Valadares, Solange Pereira dos Santos | - |
dc.identifier.citation | VALADARES, Solange Pereira dos Santos. Percepção dos professores sobre o atendimento na sala de recurso multifuncional. 2015. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão e o atendimento educacional especializado desencadeia um repensar da formação profissional para atuar neste campo do conhecimento. A diversidade do atendimento demanda do professor um conhecimento amplo e ao mesmo tempo especifico na oferta do serviço, fato que demanda um apoio e orientação constante. Diante deste contexto, este trabalho teve por objetivo conhecer o atendimento desenvolvido com alunos com necessidades educacionais específicas no contexto de uma Sala de Recurso Multifuncional, bem como conhecer o perfil dos professores e alunos e identificar os recursos disponíveis para o atendimento. Para tanto, desenvolvemos este estudo em uma escola da rede de pública de ensino do município de Arinos-MG. Participaram deste estudo duas professoras atuantes na Sala de Recurso Multifuncional da referida escola. Trata-se de um estudo qualitativo que adotou como técnica de pesquisa a entrevista com roteiro semi-estruturado. Os resultados obtidos mostraram as múltiplas as dificuldades enfrentadas pelos professores que atuam nas Salas de Recursos, os principais tipos de demandas atendidas nessas salas, além de enfatizar a importância do professor ter conhecimentos e formação específica para atuar nessa função. Diante destes dados é possível concluir que é importante que o professor tenha formação especifica para identificar situações problemas na aprendizagem dos alunos a fim de que as práticas metodológicas sejam transformadoras para que haja o acesso ao conhecimento, além disso, é necessário investimentos tanto na infraestrutura e recursos materiais que auxiliam no atendimento desses alunos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.title | Percepção dos professores sobre o atendimento na sala de recurso multifuncional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-20T16:24:25Z | - |
dc.date.available | 2017-01-20T16:24:25Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15811 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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