Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15811
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SolangePereiraDosSantosValadares_tcc.pdf666,7 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel-
dc.contributor.authorValadares, Solange Pereira dos Santos-
dc.identifier.citationVALADARES, Solange Pereira dos Santos. Percepção dos professores sobre o atendimento na sala de recurso multifuncional. 2015. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA inclusão e o atendimento educacional especializado desencadeia um repensar da formação profissional para atuar neste campo do conhecimento. A diversidade do atendimento demanda do professor um conhecimento amplo e ao mesmo tempo especifico na oferta do serviço, fato que demanda um apoio e orientação constante. Diante deste contexto, este trabalho teve por objetivo conhecer o atendimento desenvolvido com alunos com necessidades educacionais específicas no contexto de uma Sala de Recurso Multifuncional, bem como conhecer o perfil dos professores e alunos e identificar os recursos disponíveis para o atendimento. Para tanto, desenvolvemos este estudo em uma escola da rede de pública de ensino do município de Arinos-MG. Participaram deste estudo duas professoras atuantes na Sala de Recurso Multifuncional da referida escola. Trata-se de um estudo qualitativo que adotou como técnica de pesquisa a entrevista com roteiro semi-estruturado. Os resultados obtidos mostraram as múltiplas as dificuldades enfrentadas pelos professores que atuam nas Salas de Recursos, os principais tipos de demandas atendidas nessas salas, além de enfatizar a importância do professor ter conhecimentos e formação específica para atuar nessa função. Diante destes dados é possível concluir que é importante que o professor tenha formação especifica para identificar situações problemas na aprendizagem dos alunos a fim de que as práticas metodológicas sejam transformadoras para que haja o acesso ao conhecimento, além disso, é necessário investimentos tanto na infraestrutura e recursos materiais que auxiliam no atendimento desses alunos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.titlePercepção dos professores sobre o atendimento na sala de recurso multifuncionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-20T16:24:25Z-
dc.date.available2017-01-20T16:24:25Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15811-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons