Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15760
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RodrigoCastroAndrade_tcc.pdf3,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de software de fatiamento de sólidos tipo casca e geração de trajetórias para fabricação de peças por deposição de metal em camadas sucessivas utilizando o processo GMAW
Autor(es): Andrade, Rodrigo Castro
Orientador(es): Carvalho, Guilherme Caribe de
Assunto: Prototipagem
Soldagem
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 17-Jan-2017
Referência: ANDRADE, Rodrigo Castro. Desenvolvimento de software de fatiamento de sólidos tipo casca e geração de trajetórias para fabricação de peças por deposição de metal em camadas sucessivas utilizando o processo GMAW. 2013. xii, 82 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um programa de software capaz de gerar pontos de trajetória para o movimento de um robô soldador de modo que o mesmo reproduza, ao depositar cordões de solda em camadas, a geometria de uma peça tipo casca originalmente representada como um modelo computacional em 3 dimensões (deposição de metal em camadas sucessivas). O desenvolvimento do trabalho incluiu a definição da estratégia de fatiamento do corpo sólido, estratégias para planejamento do processo de construção da peça, e atribuição de orientação e velocidade a uma sequência de pontos pelos quais o efetuador do robô deverá passar para reconstruir fisicamente o corpo ao depositar o metal de solda. O software utiliza a plataforma de modelamento geométrico tri-dimensional ACIS®, gerando um arquivo texto com pontos da trajetória para programação off-line de um robô ABB® IRB 2000. O trabalho é finalizado com a realização de ensaios de deposição com o programa gerado, seguida de medições dos erros geométricos do sólido depositado em relação ao sólido projetado.
Abstract: This project had as goal the development of a software program capable of generating trajectory points for the guiding of a welding robot so that it may reproduce, by depositing beads of weld in layers, the geometry of a shell-like object initially represented as a computational model in three dimensions (Shaped Metal Deposition - SMD). The project´s development included the definition of the strategy for solid-body slicing, strategies for planning the object´s construction process, and assignment of orientation and velocity to a sequence of points through which the robot´s end-effector will pass to physically rebuild the body by depositing the metal weld. The software uses the three-dimensional geometric modeling engine ACIS®, creating a text file with the trajectory points for the offline programming of an ABB® IRB 2000 robot. The project is finalized with the execution of deposition experiments using the program created, followed by geometric error measurements of the deposited solid relative to the designed solid.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2013.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons