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Título: Controle por planejamento e rastreamento de trajetória para risers marinhos verticais
Autor(es): Monteiro, Fabrício Rodrigues
Orientador(es): Fortaleza, Eugenio
Coorientador(es): Limaverde Filho, José Oniram de Aquino
Assunto: Poços de petróleo
Sistemas de risers
Riser de perfuração
Data de apresentação: Jul-2014
Data de publicação: 16-Jan-2017
Referência: MONTEIRO, Fabrício Rodrigues. Controle por planejamento e rastreamento de trajetória para risers marinhos verticais. 2014. vi, 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de sistemas de controle para o posicionamento de estruturas subsea tubulares, chamadas de risers. Esse tipo de operação consiste em conectar o fundo do riser à cabeça de poço, através da movimentação do topo da estrutura, que está ligado a uma plataforma o shore. Risers são sistemas de parâmetros distribuidos e, dessa forma, são modelados por equações diferenciais parciais. A estratégia desenvolvida para o planejamento de trajetória utiliza uma decomposição modal e redução de ordem do sistema, assim como sua propriedade de planicidade. Para a convergência do erro de trajetória através de realimentação dinâmica, dois métodos diferentes foram utilizados: o primeiro se baseia na teoria de estabilidade de Lyapunov e o segundo, em uma sequência da análise da propriedade de planicidade. Simulações numéricas são apresentadas para validação dos controladores propostos e análise do desempenho dos mesmos quando perturbações externas estão presentes.
Abstract: This work describes the development of control systems to the positioning of subsea tubular structures, named risers. This kind of operation consists in connecting the bottom end of the riser to the wellhead, by moving the top end of the structure, which is linked to an o shore platform. Risers are distributed parameter systems and therefore are modelled by partial di erential equations. The developed strategy for trajectory planning uses modal decomposition and modal order reduction of the system, as well as the system's atness property. For the trajectory error convergence through dynamic feedback, two di erent methods are used: the rst is based on Lyapunov's stability theory and the second, on the further analysis of the atness property. Numerical simulations are presented to validate the proposed controllers and for the analysis of their performance when external perturbations are present.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2014.
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