Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15496
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_WellingtonDaSilva_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCaixeta, Juliana Eugênia-
dc.contributor.authorAbreu, Wellington da Silva-
dc.identifier.citationABREU, Wellington da Silva. O processo de inclusão escolar em uma escola pública de Águas Lindas de Goiás. 2015. 45 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO tema da presente pesquisa foi: o processo de inclusão escolar em uma escola pública de águas lindas de Goiás. Objetivos: Compreender as dificuldades que a Escola Flor de Liz, nome fictício, vivencia com o Processo de Inclusão. Metodologia: pesquisa qualitativa, realizada na Escola Flor de Liz, com a aplicação de questionários a professores, pais e alunos. A análise dos dados foi desenvolvida por meio de leitura e interpretação dos dados por meio de agrupamento por afinidade de significados. Resultados: mostraram que existem dificuldades no que diz respeito à capacitação dos professores, apesar de que em sua maioria relatarem se sentir motivados, por fazer parte do desenvolvimento verificado em seus alunos. Mesmo aqueles que possuem formação específica, ainda enunciam falta de capacitação para mediar o processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência e/ou altas habilidades na escola. No que diz respeito aos alunos, percebeu-se desconhecimento sobre a inclusão. Mesmo diante com dificuldades, os pais relatam que registraram melhorias nos filhos com deficiência e/ou altas habilidades. Conclusão: verificamos consideráveis avanços no que diz respeito à inclusão, no entanto, ainda existem dificuldades de vulto, passando desde a formação dos professores até o desconhecimento do que seja inclusão pelos alunos. Os avanços existem, no entanto, muito ainda há que se fazer para a inclusão seja uma realidade na escola e principalmente que cumpra seu papel de formação de cidadãos, formados para o convívio social, profissional e familiar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.titleO processo de inclusão escolar em uma escola pública de Águas Lindas de Goiáspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-05T19:01:11Z-
dc.date.available2017-01-05T19:01:11Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15496-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The theme of this research is: the process of school inclusion in a public school in beautiful waters of Goiás Objectives:. Understanding the difficulties that Liz Flower School, fictitious name, experiences with the Inclusion Process. Methodology: qualitative research, carried out on Liz Flower School, with the application of questionnaires to teachers, parents and students. Data analysis was carried out by means of reading and interpretation of data by grouping by affinity meanings. Results: showed that there are difficulties with regard to the training of teachers, although most of them have reported feeling motivated to be part of achievement in their students. Even those who have specific training, even enunciate lack of training to mediate the process of teaching and learning of students with disabilities and / or skills in high school. With regard to the students, it was perceived lack of inclusion. Even faced with difficulties, parents report that registered improvements in children with disabilities and / or high skills. Conclusion: we see considerable progress with regard to the inclusion, however, there are still major difficulties, going from teacher training to the knowledge of what is included by students. Advances are, however, much remains to be done to inclusion is a reality at school and especially to fulfill their role of training citizens, formed for social life, work and family.pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons