Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15472
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_BrunoRibeiroRaulino_tcc.pdf6,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Manufatura aditiva : desenvolvimento de uma máquina de prototipagem rápida baseada na tecnologia FDM (modelagem por fusão e deposição)
Autor(es): Raulino, Bruno Ribeiro
Orientador(es): Álvares, Alberto José
Assunto: Manufatura aditiva
Objetos funcionais - fabricação
Prototipagem
Tecnologia FDM (Fused Deposition Modeling)
Data de apresentação: Jul-2011
Data de publicação: 5-Jan-2017
Referência: RAULINO, Bruno Ribeiro. Manufatura aditiva: desenvolvimento de uma máquina de prototipagem rápida baseada na tecnologia FDM (modelagem por fusão e deposição). 2011. x, 142 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Com o advento da prototipagem rápida, diversas novas funcionalidades têm surgido, e dentre elas o presente trabalho destaca a utilização de máquinas de baixo custo para produção de objetos funcionais. São utilizados métodos e ferramentas para auxiliar no levantamento de soluções e análise de viabilidade para o desenvolvimento de uma máquina de prototipagem rápida, baseando-se no projeto RepRap. A tecnologia FDM é uma solução econômica utilizada para implementar o sistema. O conceito escolhido demonstrou ser compatível com a especificação e tem grande potencial para ganhar espaço em diversas aplicações de uso pessoal, acadêmico e comercial. Como um objetivo secundário, visou-se criar uma plataforma para futuros trabalhos de aperfeiçoamento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2011.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons