Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15461
Título: | Desafios da escola contemporânea : estratégias para a inclusão |
Autor(es): | Campos, Daniel da Silva |
Orientador(es): | Dias, Sueli de Souza |
Assunto: | Inclusão escolar Deficientes visuais - educação Educação especial |
Data de apresentação: | 28-Nov-2015 |
Data de publicação: | 5-Jan-2017 |
Referência: | CAMPOS, Daniel da Silva. Desafios da escola contemporânea: estratégias para a inclusão. 2015. ix, 41 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema os desafios da escola contemporânea: estratégias para inclusão. A escolha do assunto deu-se pela dificuldade por parte dos estudantes com deficiência visual em se habituar ao seu ambiente de aprendizado. O objetivo do trabalho foi estudar as concepções de um estudante com baixa visão. A metodologia utilizada foi a qualitativa e o principal instrumento de pesquisa foi a entrevista semiestruturada, associada a observações do contexto. O participante foi um aluno com diagnóstico de baixa visão, estudante do terceiro ano do Ensino Médio. O pesquisador colocou-se também como participante da pesquisa, visto que trabalha no contexto pesquisado e, além disso, de acordo com os pressupostos da metodologia empregada, pesquisador e participante constroem juntos os dados da pesquisa. Os resultados demonstraram vários desafios, mas também possibilidades e movimentação da escola no sentido de construir-se como uma escola verdadeiramente inclusivas. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons