Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15461
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DanielDaSilvaCampos_tcc.pdf617,67 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDias, Sueli de Souza-
dc.contributor.authorCampos, Daniel da Silva-
dc.identifier.citationCAMPOS, Daniel da Silva. Desafios da escola contemporânea: estratégias para a inclusão. 2015. ix, 41 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema os desafios da escola contemporânea: estratégias para inclusão. A escolha do assunto deu-se pela dificuldade por parte dos estudantes com deficiência visual em se habituar ao seu ambiente de aprendizado. O objetivo do trabalho foi estudar as concepções de um estudante com baixa visão. A metodologia utilizada foi a qualitativa e o principal instrumento de pesquisa foi a entrevista semiestruturada, associada a observações do contexto. O participante foi um aluno com diagnóstico de baixa visão, estudante do terceiro ano do Ensino Médio. O pesquisador colocou-se também como participante da pesquisa, visto que trabalha no contexto pesquisado e, além disso, de acordo com os pressupostos da metodologia empregada, pesquisador e participante constroem juntos os dados da pesquisa. Os resultados demonstraram vários desafios, mas também possibilidades e movimentação da escola no sentido de construir-se como uma escola verdadeiramente inclusivas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordDeficientes visuais - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.titleDesafios da escola contemporânea : estratégias para a inclusãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-05T11:47:15Z-
dc.date.available2017-01-05T11:47:15Z-
dc.date.submitted2015-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15461-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons