Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15461
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DanielDaSilvaCampos_tcc.pdf617,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios da escola contemporânea : estratégias para a inclusão
Autor(es): Campos, Daniel da Silva
Orientador(es): Dias, Sueli de Souza
Assunto: Inclusão escolar
Deficientes visuais - educação
Educação especial
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 5-Jan-2017
Referência: CAMPOS, Daniel da Silva. Desafios da escola contemporânea: estratégias para a inclusão. 2015. ix, 41 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como tema os desafios da escola contemporânea: estratégias para inclusão. A escolha do assunto deu-se pela dificuldade por parte dos estudantes com deficiência visual em se habituar ao seu ambiente de aprendizado. O objetivo do trabalho foi estudar as concepções de um estudante com baixa visão. A metodologia utilizada foi a qualitativa e o principal instrumento de pesquisa foi a entrevista semiestruturada, associada a observações do contexto. O participante foi um aluno com diagnóstico de baixa visão, estudante do terceiro ano do Ensino Médio. O pesquisador colocou-se também como participante da pesquisa, visto que trabalha no contexto pesquisado e, além disso, de acordo com os pressupostos da metodologia empregada, pesquisador e participante constroem juntos os dados da pesquisa. Os resultados demonstraram vários desafios, mas também possibilidades e movimentação da escola no sentido de construir-se como uma escola verdadeiramente inclusivas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons