Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15434
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ElsaDaSilvaFirmino_tcc.pdf901,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Processo de inclusão escolar das crianças com síndrome de down nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Firmino, Elsa da Silva
Orientador(es): Silva, Simone Cerqueira da
Assunto: Estudantes com necessidades educativas especiais
Down, Síndrome de
Inclusão escolar
Atendimento educacional especializado
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Jan-2017
Referência: FIRMINO, Elsa da Silva. Processo de inclusão escolar das crianças com síndrome de down nas séries iniciais do ensino fundamental. 2015. 58 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender o processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais e os alunos com síndrome de down em salas de aula do ensino regular nas series iniciais do ensino fundamental. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa com base na aplicação de um roteiro de entrevista junto a uma professora da sala de aula regular, uma professora de apoio de alunos com Necessidades Educacionais Especiais e, uma coordenadora do Atendimento Educacional de uma Escola Municipal da cidade de Ipatinga/MG. A metodologia do estudo na pesquisa qualitativa serão levantadas questões teóricas e práticas do cotidiano dos professores e alunos, com investigação através de entrevistas coletando informações necessárias afim de conhecer e avaliar a inclusão nesta escola, os participantes da pesquisa foram os profissionais que tem alunos com NEE na sala de aula. O contexto de pesquisa deste estudo foi uma Escola Municipal de Ipatinga que atende crianças com diversos tipos de necessidade educacional especial na sala de aula no ensino regular, para construção dos dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada, os dados deste estudo foram construídos pela própria pesquisadora, em um período de 3 semanas, no mês de setembro de 2015, e consistiu de 3 fases. Todas as entrevistas transcritas foram submetidas à técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e, em seguida, o material passou por uma categorização, conforme os passos de construção do Sistema de Categorias Integrado proposto por Dessen e Cerqueira- Silva (2009). Os resultados e suas respectivas discussões e as informações serão apresentadas considerando dois eixos norteadores desta pesquisa: situação real e situação ideal. Na situação real analisar o processo de inclusão de crianças com síndrome de down nas series iniciais do ensino fundamental na perspectiva dos professores e do coordenador pedagógico; Na situação Ideal Identificar qual seria a “desejado”, o “idealizado” do processo de inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais no contexto da educação inclusiva nas primeiras series do ensino fundamental. De acordo com resultado obtido, é possível concluir que há conhecimento de causa, que há construção de conhecimento, que os alunos são capazes, mas ainda falta preparo profissional e políticas públicas, e que este processo vai caminhando consciente e determinado.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons