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dc.contributor.advisorSilva, Simone Cerqueira da-
dc.contributor.authorFirmino, Elsa da Silva-
dc.identifier.citationFIRMINO, Elsa da Silva. Processo de inclusão escolar das crianças com síndrome de down nas séries iniciais do ensino fundamental. 2015. 58 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo compreender o processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais e os alunos com síndrome de down em salas de aula do ensino regular nas series iniciais do ensino fundamental. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa com base na aplicação de um roteiro de entrevista junto a uma professora da sala de aula regular, uma professora de apoio de alunos com Necessidades Educacionais Especiais e, uma coordenadora do Atendimento Educacional de uma Escola Municipal da cidade de Ipatinga/MG. A metodologia do estudo na pesquisa qualitativa serão levantadas questões teóricas e práticas do cotidiano dos professores e alunos, com investigação através de entrevistas coletando informações necessárias afim de conhecer e avaliar a inclusão nesta escola, os participantes da pesquisa foram os profissionais que tem alunos com NEE na sala de aula. O contexto de pesquisa deste estudo foi uma Escola Municipal de Ipatinga que atende crianças com diversos tipos de necessidade educacional especial na sala de aula no ensino regular, para construção dos dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada, os dados deste estudo foram construídos pela própria pesquisadora, em um período de 3 semanas, no mês de setembro de 2015, e consistiu de 3 fases. Todas as entrevistas transcritas foram submetidas à técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e, em seguida, o material passou por uma categorização, conforme os passos de construção do Sistema de Categorias Integrado proposto por Dessen e Cerqueira- Silva (2009). Os resultados e suas respectivas discussões e as informações serão apresentadas considerando dois eixos norteadores desta pesquisa: situação real e situação ideal. Na situação real analisar o processo de inclusão de crianças com síndrome de down nas series iniciais do ensino fundamental na perspectiva dos professores e do coordenador pedagógico; Na situação Ideal Identificar qual seria a “desejado”, o “idealizado” do processo de inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais no contexto da educação inclusiva nas primeiras series do ensino fundamental. De acordo com resultado obtido, é possível concluir que há conhecimento de causa, que há construção de conhecimento, que os alunos são capazes, mas ainda falta preparo profissional e políticas públicas, e que este processo vai caminhando consciente e determinado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.subject.keywordDown, Síndrome dept_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.titleProcesso de inclusão escolar das crianças com síndrome de down nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-04T13:13:06Z-
dc.date.available2017-01-04T13:13:06Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15434-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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