Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Simone Cerqueira da | - |
dc.contributor.author | Firmino, Elsa da Silva | - |
dc.identifier.citation | FIRMINO, Elsa da Silva. Processo de inclusão escolar das crianças com síndrome de down nas séries iniciais do ensino fundamental. 2015. 58 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por objetivo compreender o processo de inclusão de alunos com
Necessidades Educacionais Especiais e os alunos com síndrome de down em salas de aula
do ensino regular nas series iniciais do ensino fundamental. Para isso foi realizada uma
pesquisa qualitativa com base na aplicação de um roteiro de entrevista junto a uma
professora da sala de aula regular, uma professora de apoio de alunos com Necessidades
Educacionais Especiais e, uma coordenadora do Atendimento Educacional de uma Escola
Municipal da cidade de Ipatinga/MG. A metodologia do estudo na pesquisa qualitativa
serão levantadas questões teóricas e práticas do cotidiano dos professores e alunos, com
investigação através de entrevistas coletando informações necessárias afim de conhecer e
avaliar a inclusão nesta escola, os participantes da pesquisa foram os profissionais que
tem alunos com NEE na sala de aula. O contexto de pesquisa deste estudo foi uma Escola
Municipal de Ipatinga que atende crianças com diversos tipos de necessidade educacional
especial na sala de aula no ensino regular, para construção dos dados foi utilizada uma
entrevista semiestruturada, os dados deste estudo foram construídos pela própria
pesquisadora, em um período de 3 semanas, no mês de setembro de 2015, e consistiu de 3
fases. Todas as entrevistas transcritas foram submetidas à técnica de Análise de Conteúdo
(BARDIN, 1977) e, em seguida, o material passou por uma categorização, conforme os
passos de construção do Sistema de Categorias Integrado proposto por Dessen e Cerqueira-
Silva (2009). Os resultados e suas respectivas discussões e as informações serão
apresentadas considerando dois eixos norteadores desta pesquisa: situação real e situação
ideal. Na situação real analisar o processo de inclusão de crianças com síndrome de down
nas series iniciais do ensino fundamental na perspectiva dos professores e do coordenador
pedagógico; Na situação Ideal Identificar qual seria a “desejado”, o “idealizado” do
processo de inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais no
contexto da educação inclusiva nas primeiras series do ensino fundamental. De acordo com
resultado obtido, é possível concluir que há conhecimento de causa, que há construção de
conhecimento, que os alunos são capazes, mas ainda falta preparo profissional e políticas
públicas, e que este processo vai caminhando consciente e determinado. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Down, Síndrome de | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.title | Processo de inclusão escolar das crianças com síndrome de down nas séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-04T13:13:06Z | - |
dc.date.available | 2017-01-04T13:13:06Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15434 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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