Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15235
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_KassandraSoaresdaCostaMeloSalomao.pdf423,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As produções sobre o professor ingressante nas revistas qualis B1 a B5 de 2000- 2014 : as dificuldades da prática docente
Autor(es): Salomão, Kassandra Soares da Costa Melo
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Práticas pedagógicas
Professor iniciante
Professores - produção acadêmica
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 8-Dez-2016
Referência: SALOMÃO, Kassandra Soares da Costa Melo. As produções sobre o professor ingressante nas revistas qualis B1 a B5 de 2000- 2014: as dificuldades da prática docente. 2014. 68 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: As produções acadêmicas quanto ao início da docência têm se tornado mais recorrentes e diagnosticado algumas peculiaridades desse período. Na atuação como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid foi percebida uma grande dificuldade estrutural da escola e falta de materiais que interferia diretamente no trabalho docente. Visando entender melhor as dificuldades que os docentes iniciantes vivenciam, este trabalho tem como objetivo mapear as produções de artigos sobre professores iniciantes nas revistas qualis B1- B5 da CAPES a fim de compreender as dificuldades já pesquisadas destes docentes. Buscou-se categorizar as dificuldades identificadas analisando e problematizando os assuntos pertinentes à temática. Concluiu-se que muitos docentes não se sentem apoiados e acolhidos na profissão e que a falta de estrutura e de materiais não foi apontada em número expressivo como dificuldade. É necessário que esse assunto seja melhor estudado para compreender os motivos de tal silenciamento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons