Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15235
Título: | As produções sobre o professor ingressante nas revistas qualis B1 a B5 de 2000- 2014 : as dificuldades da prática docente |
Autor(es): | Salomão, Kassandra Soares da Costa Melo |
Orientador(es): | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da |
Assunto: | Práticas pedagógicas Professor iniciante Professores - produção acadêmica Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) |
Data de apresentação: | Dez-2014 |
Data de publicação: | 8-Dez-2016 |
Referência: | SALOMÃO, Kassandra Soares da Costa Melo. As produções sobre o professor ingressante nas revistas qualis B1 a B5 de 2000- 2014: as dificuldades da prática docente. 2014. 68 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | As produções acadêmicas quanto ao início da docência têm se tornado mais
recorrentes e diagnosticado algumas peculiaridades desse período. Na atuação como
bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid foi
percebida uma grande dificuldade estrutural da escola e falta de materiais que interferia
diretamente no trabalho docente. Visando entender melhor as dificuldades que os
docentes iniciantes vivenciam, este trabalho tem como objetivo mapear as produções
de artigos sobre professores iniciantes nas revistas qualis B1- B5 da CAPES a fim de
compreender as dificuldades já pesquisadas destes docentes. Buscou-se categorizar as
dificuldades identificadas analisando e problematizando os assuntos pertinentes à
temática. Concluiu-se que muitos docentes não se sentem apoiados e acolhidos na
profissão e que a falta de estrutura e de materiais não foi apontada em número
expressivo como dificuldade. É necessário que esse assunto seja melhor estudado para
compreender os motivos de tal silenciamento. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons