Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15094
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CleniaFabianaDeSouzaLima_tcc.pdf882,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A comunicação do professor com o aluno surdo : entre gritos, choros e desejos
Autor(es): Lima, Clênia Fabiana de Souza
Orientador(es): Dias, Sueli de Souza
Assunto: Língua brasileira de sinais
Inclusão escolar
Surdos - educação
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 27-Out-2016
Referência: LIMA, Clênia Fabiana de Souza. A comunicação do professor com o aluno surdo: entre gritos, choros e desejos. 2015. 45 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como tema a comunicação entre o professor e o aluno surdo: entre gritos, choros e desejo, cujo objetivo é identificar como acontece o processo de comunicação entre o professor regente e o aluno surdo, tendo em vista que a maioria desses profissionais não domina a língua de sinais. Nesse sentido, foi realizada a pesquisa qualitativa, sendo utilizada a técnica de entrevista com os professores regente, a intérprete e uma aluna surda da escola de ensino fundamental são Judas (nome fictício). Diante dos estudos realizados foi possível perceber que a comunicação entre os professores e a aluna está limitada a gestos, expressões faciais, tentativa de oralidade e principalmente a uma dependência total da intérprete que vem acompanhando-a ao longo do seu processo de ensino aprendizagem. É fundamental que todos os professores do ensino regular dominem a língua de sinais para que os mesmos possam melhorar a qualidade do ensino oferecido para os educandos surdos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons