Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15088
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GabrielleMoniqueBaracho.pdf1,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Veículos elétricos : estudo preliminar das estratégias de suprimento de energia por eletroposto solar fotovoltaico
Autor(es): Baracho, Gabrielle Monique Maciel de Oliveira
Orientador(es): Cormane Angarita, Jorge Andrés
Coorientador(es): Brasil, Augusto César de Mendonça
Assunto: Veículos elétricos
Eletroposto solar
Energia solar
Data de apresentação: 24-Jun-2016
Data de publicação: 21-Out-2016
Referência: BARACHO, Gabrielle Monique Maciel de Oliveira. Veículos elétricos: estudo preliminar das estratégias de suprimento de energia por eletroposto solar fotovoltaico. 2016. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Gama-DF, 2016.
Resumo: Os veículos elétricos (VE’s) vêm sendo novamente inseridos no mercado automotivo mundial como uma aposta para amenizar os impactos ambientais causados pelos veículos à combustão. Entretanto, trata-se ainda de um alto investimento inicial adicionado a limitada autonomia e infraestrutura de carregamento. No Brasil, apesar dos veículos elétricos não terem participação efetiva no mercado, estudos vêm sendo feitos para estimular e propor medidas de adesão de veículos elétricos na frota de empresas públicas e privadas, além dos consumidores particular. Este trabalho visa estudar o ciclo energético diário de um VE sob o ponto de vista de que este poderá ser uma unidade inteligente de mobilidade, consumo e geração de energia conectado a um eletroposto solar fotovoltaico.
Abstract: Electrical vehicles have been inserted again in the global automotive market as a bid to mitigate the environmental impacts caused by vehicle combustion. However, electrical vehicles still have a high initial investment added to limited autonomy and charging infrastructure. In Brazil, despite the electric vehicles do not have an effective participation in the market, studies have been made to stimulate and propose accession measures of electrical vehicles in the fleet of public and private companies, also private consumers. This work aims to study the daily energy cycle of a EV from the point of view that this may be a smart drive mobility, consumption and power generation connected to a photovoltaic solar electric station.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons