Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14950
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IsaacAmbrosioDaSilva_tcc.pdf3,91 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Concepção e projeto de uma bancada para caracterização de fadiga funcional em ligas com memória de forma
Autor(es): Silva, Isaac Ambrosio da
Orientador(es): Silva, Edson Paulo da
Assunto: SMA (Shape Memory Alloy)
Fadiga (Mecânica)
Data de apresentação: 28-Jun-2016
Data de publicação: 6-Out-2016
Referência: SILVA, Isaac Ambrosio da. Concepção e projeto de uma bancada para caracterização de fadiga funcional em ligas com memória de forma. 2016. xi, 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A aplicação de cargas de maneira cíclica, podendo ser do tipo mecânica ou térmica, é uma das situações mais comuns na utilização de atuadores ou demais aplicações de NiTi SMA (Ligas com Memória de Forma). Um carregamento cíclico do tipo mecânico (Pseudo-elasticidade) ou térmico (Efeito Memória de Forma), pode levar com o tempo à fadiga do material, podendo ou não ocasionar em uma ruptura. O termo fadiga funcional surge do fato que a capacidade de Efeito Memória de Forma no material SMA, diminui de acordo com o aumento no número de ciclos, devido a uma mudança em sua microestrutura. O presente trabalho apresenta uma concepção para o desenvolvimento de uma bancada para testes e análise de fadiga funcional em Ligas com Memória de Forma.
Abstract: Actuators are commonly applied on NiTi SMA (Shape Memory Alloy) on the context of reproducing repetitive load, whether a mechanical load or thermal one. A repetitive mechanical load (pseudo-elasticity) or thermal (shape memory effect), could cause a material fatigue, resulting or not in a fracture. The term functional fatigue has origins in the fact that the material's shape memory effect capacity in SMA, decreases as there is an increase of cycle number, as a consequence of its micro structure changing. The current work shows the basics of a development of a test bench where will take place functional fatigue analyses applied to Shape Memory Alloy.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons