Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14655
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_HugoAbrantesFernandes_tcc.pdf1,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise crítica da ADI 4650 à luz da história brasileira : a decisão foi uma mudança de rumos ou uma retomada?
Autor(es): Fernandes, Hugo Abrantes
Orientador(es): Avelino, Bruno Rangel
Assunto: Financiamento eleitoral
Direito eleitoral
Data de apresentação: 29-Jun-2016
Data de publicação: 19-Set-2016
Referência: FERNANDES, Hugo Abrantes. Análise crítica da ADI 4650 à luz da história brasileira: a decisão foi uma mudança de rumos ou uma retomada? 2016. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo a respeito da ADI 4650, em que o Supremo Tribunal Federal baniu o financiamento de campanhas feito por pessoas jurídicas. Para entender adequadamente a extensão do problema, é feito um exame do modelo de financiamento americano e, após, um exame histórico de como evoluiu a legislação eleitoral no Brasil e o que a levou a culminar na autorização de doações de pessoas jurídicas em 1997. Na conclusão, breves propostas de como um financiamento com pessoas jurídicas poderia ser melhorado.
Abstract: This work presents a study about the Supreme Court’s ban on corporate funding of political campaings. To reach a proper understanding of the matter, the American model of campaign finance is examined and, then, a historical exam of Brazil’s electoral legislation and it’s evolution until corporate funding was allowed in 1997. In the conclusion, brief proposals on how to make a better electoral corporate funding.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2016.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons